Problemas não impedem a felicidade

É incrível como iludimos com uma visão de mundo romanceada, mundo cor-de-rosa não existe, os problemas fazem parte da vida, fazem parte do nosso crescimento e eles nunca, nunca podem ser maiores que a nossa felicidade em viver...
  
E então uma amiga muito preocupada com seus problemas, assustada e chorando me procurou para eu ajudá-la a achar a solução. 

- Amiga, eu não durmo mais!
- Por que? perguntei intrigada
- Amiga, eu fico somente pensando, pensando e não arranjo a solução

E ela continuava somente pensando e falando do problema em si, não nas suas possíveis soluções. falava feito uma tagarela trezentas vezes a mesma coisa. Bem, todos temos que desabafar... mas chegou uma hora que a minha paciência (que não é das maiores) chegou ao limite. bati na mesa e disse:

- ME DÊ UMA SOLUÇÃO AGORA! chega disso, chega de desespero!

Ela me olhou e começou a chorar... Eu bati novamente- dessa vez bem mais forte- na mesa para tirá-la da espiral do desespero

- CHEGA DE AUTOPIEDADE, VOCÊ É FORTE, ME DÊ A SOLUÇÃO, AQUELA QUE VOCÊ SABE QUAL É! 

Eu estava blefando, não fazia a menor ideia da solução, a final não era eu quem tinha que achar a solução para ela... Ela me olhou com raiva, enxugou suas lágrimas no papel que eu alcancei. 

- FALA, EU ESTOU ESPERANDO!

E em um soluço só ela me deu três soluções para o seu problema. Tá, vou ser sincera, duas e meia, pois a última era ridícula.

- FOCA NA SOLUÇÃO DOIS!O QUÊ VOCÊ VAI FAZER Á RESPEITO?

Ela com uma voz tímida e ainda em dúvida se tinha realmente arranjado a solução para o seu problema disse:

- Ligar...
- ENTÃO LIGA... AGORA!

Ela ligou, marcou, foi, resolveu o seu problema e está feliz até hoje.
       
Outro dia nos encontramos em uma cafeteria. Ela sentou-se ao meu lado, me deu um abraço, me agradeceu e perguntou:

- Mas porquê você ficou tão brava comigo? Achei que eu fosse apanhar!

Nós rimos da situação  

- Eu não estava brava com você! mas para te tirar do transe de pensar somente nos problemas e na sua autopiedade, tive que te trazer uma emoção mais forte, um barulho mais forte para a sua mente do que o eco dos seus problemas.

- Você fala isso porque não tem problemas!

- Engano seu, não sou melhor que ninguém tenho problemas como todo mundo. As vezes me sinto como a Xuxa, naquela montanha de cartas escolhendo qual pegar... Como se as cartas fossem os meus problemas e eu sorteando o maior e mais bonito para resolver primeiro. Um de cada vez, sem perder a alegria do programa, sem perder o sorriso, a vontade de viver e a felicidade. É como dizem por aí.. e sempre com a p. do sorriso no rosto! 

Ela seguiu seu caminho, errou, teve problemas, soluções, algumas vezes me procurou, outras somente me contou, mas deste dia em diante, eu sempre a vejo com a p. do sorriso no rosto.


Para a minha amiga querida A. M com carinho.

Verônica Vincenza      

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Azuis

Litteraria Academiae Lima Barreto 1º Colegiado de Escritores Brasileiros

Escritora Verônica Vincenza Participa de Feira Literária para escolas públicas no DF

Fórum Mundial de Educação Literatura e Inclusão Social