Problemas não impedem a felicidade

É incrível como iludimos com uma visão de mundo romanceada, mundo cor-de-rosa não existe, os problemas fazem parte da vida, fazem parte do nosso crescimento e eles nunca, nunca podem ser maiores que a nossa felicidade em viver...
  
E então uma amiga muito preocupada com seus problemas, assustada e chorando me procurou para eu ajudá-la a achar a solução. 

- Amiga, eu não durmo mais!
- Por que? perguntei intrigada
- Amiga, eu fico somente pensando, pensando e não arranjo a solução

E ela continuava somente pensando e falando do problema em si, não nas suas possíveis soluções. falava feito uma tagarela trezentas vezes a mesma coisa. Bem, todos temos que desabafar... mas chegou uma hora que a minha paciência (que não é das maiores) chegou ao limite. bati na mesa e disse:

- ME DÊ UMA SOLUÇÃO AGORA! chega disso, chega de desespero!

Ela me olhou e começou a chorar... Eu bati novamente- dessa vez bem mais forte- na mesa para tirá-la da espiral do desespero

- CHEGA DE AUTOPIEDADE, VOCÊ É FORTE, ME DÊ A SOLUÇÃO, AQUELA QUE VOCÊ SABE QUAL É! 

Eu estava blefando, não fazia a menor ideia da solução, a final não era eu quem tinha que achar a solução para ela... Ela me olhou com raiva, enxugou suas lágrimas no papel que eu alcancei. 

- FALA, EU ESTOU ESPERANDO!

E em um soluço só ela me deu três soluções para o seu problema. Tá, vou ser sincera, duas e meia, pois a última era ridícula.

- FOCA NA SOLUÇÃO DOIS!O QUÊ VOCÊ VAI FAZER Á RESPEITO?

Ela com uma voz tímida e ainda em dúvida se tinha realmente arranjado a solução para o seu problema disse:

- Ligar...
- ENTÃO LIGA... AGORA!

Ela ligou, marcou, foi, resolveu o seu problema e está feliz até hoje.
       
Outro dia nos encontramos em uma cafeteria. Ela sentou-se ao meu lado, me deu um abraço, me agradeceu e perguntou:

- Mas porquê você ficou tão brava comigo? Achei que eu fosse apanhar!

Nós rimos da situação  

- Eu não estava brava com você! mas para te tirar do transe de pensar somente nos problemas e na sua autopiedade, tive que te trazer uma emoção mais forte, um barulho mais forte para a sua mente do que o eco dos seus problemas.

- Você fala isso porque não tem problemas!

- Engano seu, não sou melhor que ninguém tenho problemas como todo mundo. As vezes me sinto como a Xuxa, naquela montanha de cartas escolhendo qual pegar... Como se as cartas fossem os meus problemas e eu sorteando o maior e mais bonito para resolver primeiro. Um de cada vez, sem perder a alegria do programa, sem perder o sorriso, a vontade de viver e a felicidade. É como dizem por aí.. e sempre com a p. do sorriso no rosto! 

Ela seguiu seu caminho, errou, teve problemas, soluções, algumas vezes me procurou, outras somente me contou, mas deste dia em diante, eu sempre a vejo com a p. do sorriso no rosto.


Para a minha amiga querida A. M com carinho.

Verônica Vincenza      

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Litteraria Academiae Lima Barreto 1º Colegiado de Escritores Brasileiros

Azuis

O Pagamento da Cigana (crônica)

Concurso Galinha Pulando de Valdeck Almeida de Jesus- vencedores