O Pagamento da Cigana (crônica)
Sei que dinheiro é importante, mas tenho a absoluta certeza de que ele não deveria ser o centro das atenções de uma vida. Tenho conhecido muita gente ultimamente, gente demais para o meu gosto, não sou um ser muito social, muito menos sociável, como já havia dito, convenções sociais me desagradam e eu não confio em ninguém. Certo dia eu fui, acompanhando uma amiga, a uma consulta com uma cigana, sim, eu sou daquelas amigas que fazem essas coisas... E então, a cigana me chamou. Ai, meu Deus...estou sem um centavo na bolsa. Não moça, só vim acompanhar...eu disse. E ela disse, sem dar a mínima atenção para o que eu dissera antes: tem muita inveja sobre você, minha filha, muita... (Ok, sabemos disso, né?!) E AQUELE lá, só fala com você porque pensa que "vosmicê tem bufunfa".
Aí a coisa começou a apertar... Era uma consulta com respostas para mim... Porque até em tão, achei que fosse vigarisse, tipo ah, você tem muito olho gordo em cima de você, deixa eu fazer um trabalho.... mas este caso era diferente, era AQUELE moço que eu estava pensando mesmo e já havia desconfiado dessa sua atitude. Mas depois de ouvir os conselhos da cigana eu pensei: COITADO, mesmo, de verdade. Caímos na ilusão que nós mesmos criamos, e esta é a pior delas: o golpe. Falar com uma pessoa porque acha que ela tem dinheiro, não faz sentido para mim e, que fique bem claro, eu não faço questão de falar com ninguém. Mas o fato é que se uma pessoa se aproxima para falar com outra para tirar proveito financeiro, já é; por si só, algo contraditório. Deveria propor então, um financiamento e não um diálogo, não é?! O fracasso já começou por aí, não saber o meio o qual vai atingir o seu objetivo! ... E por mais absurdo que isso ecoe nos meus ouvidos existe muita gente assim. Mas a leitura que se espera que tenhamos do mundo é a do consumo e amizades, relacionamentos, baseados em o quê o outro pode oferecer são muitos perigosos, pois você se ilude achando que o outro tem, algo que ele não tem e se tem, nada garante que ele irá lhe dar.
O dinheiro não é tudo na vida e de longe deveria ser o principal.Os relacionamentos, de qualquer tipo, servem para que as pessoas convivam e se tornem melhores e não mais ricas, aprendam a lidar com pessoas "bem piores que elas" diariamente, como no caso dos casamentos, e sirvam para que as pessoas possam ir direto para o céu, sem escalas. Brincadeiras á parte, normalmente nos relacionamentos de Golpe, a ganância faz com que se perca mas do que se ganhe, fato. Lei Irreversível do Universo, as pessoas deveriam entender mais como as coisas funcionam por aqui... Já advertindo de que a passagem para o inferno fica pechincha para essas pessoas... Existem alguns ditados populares que ensinam isso, mas acho que as pessoas se esqueceram: dinheiro fácil, vai fácil, dinheiro não traz felicidade etc... mas as criaturas preferem descer ao invés de subir...
Depois de algumas respostas, de perguntas que eu não fiz porque não tinha dinheiro na bolsa, e talvez tivesse medo de me desiludir mais ainda com as pessoas á minha volta, a cigana me disse: Fica tranquila, minha filha, porque a espiritualidade não vai te pedir nada em troca, você já está nos pagando, apenas fique atenta, eu vou mandar para longe todos aqueles que estão com a intenção de tirar o que você tem. Caramba, que limpeza hein?! Não precisa poupar ninguém não, viu?! Não quer levar uns invejosos junto? Esses têm as pencas por aqui! Tinha ganhado a consulta e o trabalho veio grátis, será que é Black friday, hoje?! Mas fiquei aliviada, sorri e agradeci aquela moça pelos conselhos que me foram muito úteis e reforçaram o que eu penso sobre o dinheiro: O dinheiro que você não batalha para ter, seu é que não vai ser.
Ilustração do livro A Cartomante (Machado de Assis) do site: O Conselheiro Acácio
Comentários
Postar um comentário
Comentários e dúvidas: